05 dicas de como montar a cama perfeita para uma noite de sono tranquila


Não é novidade para ninguém - pelo menos não deveria ser - que uma boa noite de sono exerce uma grande influência não apenas em como será nosso dia, mas também na nossa saúde.

As pessoas ao nosso redor percebem quando não dormimos bem. Já levantamos de mal humor, nada parece dar certo. Além disso, saímos da cama exaustos, sem vontade de fazer nada, com aquela sensação de cansaço acumulado.

E não é só isso, essas noites em claro, quando vivenciadas por muito tempo, começam a refletir na nossa saúde física e emocional e isso com certeza não é uma boa notícia.

Bom, para acabar com essa pesadelo, vamos ensinar a como montar a cama perfeita para uma noite de sono tranquila.

 1 - O cheiro importa

É quase impossível falar desse assunto sem mencionar a lavanda. A erva é muito conhecida e valorizada por suas qualidades relaxantes, oferecendo um sono tranquilo e calmo, seja como planta ou essência. É por esse motivo que sempre a vemos presente em todas as dicas para dormir melhor.

E isso serve para solteiros, crianças, bebês e casais. Aprender como decorar camas de casal pode fazer uma grande diferença em sua vida amorosa. A técnica de como arrumar camas de hotel pode e deve ser trazida para os nossos lares. Aliás, a aromaterapia para o ramo hoteleiro pode ser o diferencial que o seu negócio precisa. Além de oferecer uma noite de descanso aos hóspedes com essa essência no ambiente, ainda é uma forma de presentear os convidados ao fim da estadia.

Para ajudar a combater problemas de odores na cama, pode-se fazer um o spray com a substância. Para isso será preciso:

  • 2 colheres de sopa de vodka ou álcool isopropílico           
  • 2 copos de água destilada                       
  • 15 a 20 gotas de óleo essencial de lavanda           
  • Lavanda recém seca                
  • Um recipiente de vidro ou plástico com válvula de spray    

Com os itens em mãos, é só adicionar todos eles ao frasco. O álcool é usado para dissolver o óleo na água, além de preservar o aroma. Em seguida, é só chacoalhar.

No caso da lavanda seca, ela pode ir tanto na mistura, como servir de decoração. Após isso, o aromatizador está pronto. Agora é só borrifar na cama e no travesseiro para ter aquela noite de sono tão merecida.

No caso dos proprietários de hotéis, deixe a mistura e um bilhete explicando aos hóspedes como aplicar a essência na cama.

2 - O travesseiro

Depois de deixar o ambiente devidamente aromatizado, é hora de pensar nos objetos que utilizamos para dormir, como os travesseiros.

Pode parecer que não, mas escolher esse item de forma adequada é muito importante e vai interferir diretamente na qualidade do seu descanso.

Não existe uma receita mágica para optar pelo melhor, isso vai depender de pessoa para pessoa, mas o ideal é que ele não seja nem muito alto e nem muito baixo. Ache um equilíbrio entre essas duas estaturas. Quanto ao fato dele ser mais durinho ou mais mole, isso também fica a critério do indivíduo.

O importante é testar e encontrar aquele que lhe deixe mais confortável e pronta para oito horas - no mínimo - de uma noite bem dormida.

Ah, não esqueça de borrifar um pouquinho de spray no travesseiro, esse será o toque final para um descanso renovador.

3 - O colchão

Se o travesseiro é importante, imagina o colchão. Não dá para deitar e acordar com uma dor nas costas no outro dia, não é mesmo? Por mais que se tenha uma noite bem dormida, isso com certeza vai acabar com a sua disposição para enfrentar mais um dia de trabalho na manhã seguinte.

Aqui vale o mesmo citado no item acima. É necessário testar até achar aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades. Mais mole, ortopédico, etc.

Caso tenha alguma algum problema nessa região, o ideal é procurar um médico para lhe oferecer uma orientação mais correta em como escolher esse objeto. Afinal, ele também é indispensável para um excelente descanso.

4 - Roupa de cama

Pois é, parece que não mas a roupa de cama também é primordial. Ninguém quer dormir em cima de lençóis ásperos ou que incomodam de alguma forma. Sendo assim, opte por aqueles feitos 100% de algodão, seda, cetim ou fio egípcio, se couber no seu bolso. Mas por que estes? Porque todos são agradáveis ao toque e farão você se sentir mais confortável na hora de dormir, o que é bem importante.

Quanto a acessórios decorativos, devo ter e para que serve o lençol de cima? Bom, isso também vai de pessoa para pessoa, pois, como dito, é um objeto de decoração. De volta a questão de donos de hotéis, pousadas, etc, com certeza esse item trará um charme maior ao quarto. E vale tudo para oferecer uma estadia de qualidade aos hóspedes. Afinal, satisfação gera fidelização.

Mas em casa não é tão prático pois é importante que se vá para cama assim que a sonolência bater, então a não ser que a cama já esteja pronta anteriormente, esse processo de tirar os acessórios decorativos pode interferir na vontade de dormir. O mesmo vale para manta para decorar camas. Fica a critério pessoal de cada um.

 

5 - Um edredom que te abrace

E não podemos esquecer do edredom, cobertor, colcha, etc.

Apliquei o mesmo dito com relação os lençóis, escolha algo de qualidade e que proporcione conforto. Algo que te "abrace" na hora de dormir.

Não esqueça de pensar em questões como alergia. Muito gente não pode com cobertores, por exemplo. É importante levar tudo em consideração de acordo com a necessidade especial e particular de cada um.

Uma opção é escolher itens hipoalergênicos.

Dica plus: a iluminação

Apesar de não se tratar da cama em si, uma iluminação interfere igualmente em um bom descanso.

Antes de dormir, aposte em uma luminosidade mais baixa, isso fará com seu cérebro relaxe. Para tanto, opte por abajures, luzes indiretas e até velas, que dá a qualquer ambiente uma clima mais acolhedor e aconchegante. Outra dica é optar pelas lâmpadas amarelas, pois as brancas nos deixam mais despertos.

Seguindo todas esses passos, temos certeza que você terá uma noite de sono muito melhor. Se possível, adicione à lista a prática de exercícios físicos, além de atividades que te relaxem antes de deitar, como ler um livro ou ouvir música.

Gostou das nossas dicas? Para você, qual a importância de uma cama bem arrumada na hora de descansar? Deixe sua resposta nos comentários.


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



Carregando Ambiente Seguro