05 óleos especiais para elevar o seu espírito. Confira!


Infelizmente, nem sempre acordamos de bem com a vida ou com nós mesmos. Seja aquele problema no trabalho ou até mesmo numa relação íntima com alguém, coisas assim - muitas vezes até menores - são capazes de interferir no nosso bem-estar, por mais que não percebamos logo de cara.

E nem é preciso dizer que diante da situação que o país e o mundo, como um todo, está vivendo neste momento, sem dúvida alguma isso contribui para mudanças de humores negativas. É bem provável que um grande número de pessoas tenham se enxergado nessa situação.

Está se sentindo melancólico e deprimido? Sabia que a aromaterapia pode ajudar com seus distúrbios de humor? Neste artigo vamos dar algumas dicas e apontar 05 óleos essenciais que vão ajudar a elevar seu espírito e melhorar seu humor.

Mas, antes de falarmos dos óleos em si, vamos falar sobre essa modalidade de terapia alternativa.

Apesar de ter ganhado fama e muitos adeptos recentemente, a raça humana utiliza esse método por meio dos cheiros há milhares de anos. Essa prática já era observada nas culturas da China, Índia e Egito.

O intuito dessa prática é incorporar materiais aromáticos de plantas em resinas, bálsamos e óleos. Essas matérias-primas naturais eram usadas, principalmente, para fins religiosos e médicos, conhecidas por apresentarem benefícios não só para o psicológico, mas, também, físico.

1 - Limão Siciliano

Muito conhecido no mundo da gastronomia por realçar o sabor da comida, o óleo de limão Siciliano é uma ótima opção para quem está passando por uma fase de cansaço mental, esgotamento, tensão nervosa e ansiedade. Ele tem o poder de refrescar a mente e estimular os pensamentos positivos, eliminando qualquer sensação negativa.

Sendo assim, é um excelente óleo essencial para ansiedade e síndrome do pânico.

Uma dica é juntar o limão siciliano com a lavanda, essa junção proporcionará um estado de ânimo. Ambos são conhecidos por serem óleos essenciais para ansiedade. Para um efeito mais eficaz, coloque o difusor com as duas substâncias em um cômodo da casa, preferencialmente no quarto.

Outra forma de utilizar essa essência é adicionar algumas gotas na água do banho. Essa quantidade é o suficiente para eliminar - ou pelo menos amenizar - o cansaço e o estresse, sentimentos muitos comuns após um longo dia de trabalho.

E as vantagens dessa fruta cítrica não param por aí. Ela é igualmente usada por aqueles que querem harmonizar a consciência espiritual e psíquica, reforçando igualmente a conexão entre o espírito e alma, proporcionando uma enorme melhora nos conflitos entre pensamentos.

 

2 - May Chang

A May Chang ou Litsea Cubeba também faz parte do grupo de óleos essenciais para ansiedade. A matéria-prima pode ser usada igualmente para combater a depressão, estresse, nervosismo, e ainda proporciona clareza mental. Se deseja um ambiente mais positivo e "alto astral" dentro de casa, ele é uma excelente alternativa.

Além disso, serve para mazelas físicas, como problemas respiratórios - asma e bronquite - doenças coronárias, é um estimulante digestivo e equilibra a oleosidade em cabelos e pelos.

 

3 - Hortelã pimenta

A hortelã pimenta pode ser aplicada como um óleo essencial para ansiedade infantil. Um dos sintomas desse problema é a falta de concentração, que afeta principalmente crianças. Neste caso, se tem um filho ou neto que está passando por dificuldades em se concentrar nas aulas, pingue algumas gotas da substância na língua ou em cima do nariz, momentos antes dos estudos. Isso fará ele ou ela ficar em estado de alerta.

Assim como outros óleos, também pode ser usado para fins físicos. Por exemplo, a hortelã pimenta é um excelente energizante natural. Então, ao invés de comprar energéticos artificiais e que são potencialmente perigosos, é possível trocá-lo por esse elemento. Para tanto, basta adicionar uma gota em um litro de água ou chá e pronto. Além de proporcionar mais energia, melhora a concentração, o foco e ajuda aqueles que sofrem com fadiga crônica.

Também pode ser empregado como um repelente natural.

4 - Laranja Doce

É muito comum ouvirmos que no fundo, todo mundo tem uma criança interior. Bom, pode ser uma verdade para uns, mas com certeza não para todos. O processo de crescimento e amadurecimento torna os futuros adultos em pessoas sérias e muitas vezes, medrosas. Receio de tomar decisões e de enfrentar de forma confiante as mudanças inesperadas.

Para quem sofre desses sintomas, o óleo de laranja doce é uma saída. Ao libertar sua criança interior, a pessoa se torna alguém mais confiante, sem receio de enfrentar os desafios da vida e, consequentemente, ganha uma mente mais calma.

Em decorrência dessa libertação, é possível observar também um aumento na criatividade, entusiasmo, otimismo, bom humor, alegria e esperança, algo que anda em falta nesses últimos meses, infelizmente. Estamos, mais do que nunca, vivendo em um momento que todo pensamento positivo se torna a luz no fim do túnel, o motivo para viver mais um dia e esperar um futuro melhor.

De forma física, auxilia na diminuição da oleosidade no cabelo e na pele, e até elimina gordura localizada quando usado em massagens corporais em junção com óleo de alecrim.

5 - Tangerina

De origem asiática, a essência é retirada da casca da tangerina. Por ter um aroma atraente, é utilizada para diversas atividades.

Por exemplo, na aromaterapia é aplicada para refrescar os sentidos e acalmar a mente em momentos de tensão. O que faz dele uma opção entre óleos essenciais para dormir. Situações de estresse durante o dia afeta diretamente os elementos necessários para se ter uma boa noite de sono, causando, assim, a insônia, que interfere diretamente não só na disposição, como no humor e até na saúde da pele, se ocorrer por um tempo prolongado.

Além do mais, devido a presença de altos níveis de limoneno monoterpênico, essa fruta é um estimulante natural de humor, tanto para corpo quanto para a mente. Neste caso, a melhor forma de incentivar esse sentimento é usando o óleo difundido para aromatizar ambientes ou inalando direta e levemente seu perfume.

No âmbito físico, é um excelente ingrediente para as mulheres, principalmente, pois reduz consideravelmente o surgimento de cicatrizes e estrias. Isso é possível graças às propriedades citológicas da fruta, que auxilia na restauração de tecidos danificados.

 

 

Gostou das nossas dicas? Quais outros óleos gostaria de ver por aqui? Todos os citados neste artigo estão disponíveis em nossa loja online, não deixe de conferir.





2 comentários


  • Ricardo Luiz de Souza

    Gostaria de saber o valor dos óleos . Obg


  • Mônica

    Quanto sai esses 5 óleos essenciais?


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



Carregando Ambiente Seguro