08 óleos essenciais para aliviar problemas respiratórios


Um dos principais motivos para aromaterapia ter se tornando ainda mais conhecida nos últimos tempos se deve ao fato de que ela não traz benefícios somente para a mente, mas para o corpo também. E todo óleo essencial carrega um ou vários pontos positivos para ambos. A lavanda, por exemplo, além de ser uma excelente escolha para quem está tendo problemas em dormir - sendo um contratempo tanto físico quanto psicológico - é também uma boa alternativa para quem deseja resolver mazelas respiratórias.

E é justamente sobre as substâncias para esse tipo de enfermidade que vamos falar hoje.

Abaixo, vamos apresentar oito opções de óleos essenciais para você tratar doenças respiratórias. Alergias, resfriados, asma, pneumonia, não importa qual seja o problema, o óleo essencial certo pode te ajudar a aliviar os sintomas. Ele também atua como um desinfetante, que mata os germes que se acumulam em superfícies, como balcões e maçanetas, por exemplo.

Óleos essenciais contra doenças respiratórias

1 - Eucalipto Globulus

O primeiro da nossa lista é o Eucalipto globulus. Ele é o melhor óleo essencial para asma, atuando igualmente em problemas como bronquite.

Além de tratar mazelas respiratórias, essa substância possui um aroma mentolado, o que com certeza vai agradar o usuário.

Também é uma boa opção para má circulação, dores musculares e de garganta e processos inflamatórios. Servindo igualmente como um repelente natural, já que evita picadas de mosquitos. Em decorrência disso, você pode utilizar esse líquido para limpar a casa. Deixando o local cheiroso e sem a presença de insetos indesejados.

Já de forma emocional, auxilia quem está passando por crises de ansiedade, carência afetiva e sentimento de abandono.

2- Limão Siciliano

E você achando que o limão siciliano só é usado na gastronomia. Pois é, ele também está presente na aromaterapia. Esse óleo é ótimo para combater os sintomas da gripe, como febre, tosse, congestão, dores corporais e glândulas inchadas.

Isso é possível graças ao fato da substância deter propriedades antibacterianas, assim como antioxidantes e anti-inflamatórias, o que faz dele uma opção para combater vírus. 

Por fim, a fruta cítrica serve como um óleo essencial para falta de ar e fadiga, já que trata-se de uma substância energizante.

 3 - Tea tree

Nesta lista de óleo essencial para sinusite também podemos citar o Tea Tree. Este contém propriedades antissépticas, microbianas e antivirais. Ou seja, uma boa opção para você dar aquela limpada na casa depois que chegar da rua, para matar qualquer vestígio de coronavírus que tenha restado. Por ser um desinfetante natural, é frequentemente usado para eliminar germes nas superfícies e no ar. Claro que ele não elimina a necessidade do álcool, mas é uma alternativa para deixar a casa mais cheirosa e igualmente protegida.

Quando usado em situações de resfriado, ele ajuda bastante a reduzir a tosse, congestão brônquica e dores de garganta, sintomas mais comuns dessa doença.

4 - Hortelã-Pimenta

A hortelã-pimenta é um óleo essencial expectorante devido ao alto índice de mentol em sua composição, tornando-o um excelente remédio contra gripes e resfriados, por aliviar seus sintomas. Isso vale para congestão, obstrução das vias áreas e dores no corpo.

Por provocar um efeito de aquecimento, é uma opção em situações de dores musculares.

Ele também ajuda no alívio de náuseas. 

Por fim, seu aroma refrescante e mentolado traz bons resultados na hora de revigorar energias esgotadas e aumentar a positividade. Auxilia igualmente na melhora da concentração e a combater a fadiga.

 5 - Lavanda

É claro que a lavanda não poderia estar de fora da lista de óleo essencial para enfisema e outras doenças respiratórias. Essa flor é muito conhecida por ser usada em pessoas que sofrem com insônia. Isso porque seu aroma causa um efeito de relaxamento, o estado perfeito para se ter uma boa noite de sono depois de passar madrugadas em claro.

E não para por aí. Essa essência também é um analgésico natural, reduz a ansiedade e é ótima para tratar doenças de pele.

Além de ser um excelente remédio para as problemas respiratórios, ela é utilizada para aliviar os sintomas de gripes e resfriados, assim como sinusite e tosse.

 E caso esteja sofrendo com o famoso "peito cheio", a erva é empregada como uma saída em situações onde o catarro fica preso dentro dos pulmões e dos seios.

6 - Capim-limão

O capim-limão ou lemongrass é visto em diversas culturas. Na chinesa, por exemplo, é empregado para combater dores de estômago e cabeça, resfriados, gripes e reumatismos. Já na medicina ayurvédica, é utilizada para acalmar o sistema nervoso e aplacar a febre.

Esse óleo apresenta benéficos analgésicos, antimicrobianos, antisépticos, adstringentes, bactericidas, diuréticos e fungicidas, sendo uma alternativa para quem quer um desodorante natural. Mas, para este último uso, fique atento, já que a planta que pode causar reação alérgica à pele. Por isso, faça um teste de contato antes. 

07 - Alecrim

O alecrim, assim como o limão siciliano, é um elemento usado na cozinha que também é aplicado para resolver problemas dentro da aromaterapia. Aqui, a erva é perfeita para quem têm sinusite, além de aliviar bastante tosses intensas, comum em dias secos.

Não é atoa que essa planta é usada há séculos tanto na culinária quanto na medicina.

08 - May Chang

Por fim, nosso último óleo essencial para doenças respiratórias é o may chang ou litsea cubeba.

Seu uso mais comum está relacionado a doenças coronárias, é um estimulante digestivo, alivia prisão de ventre, aumenta o apetite em pessoas debilitadas, combate pelos e cabelos oleosos, assim como é um excelente remédio contra asma e bronquite.

Acredita-se também que apresenta bons resultados em casos de cancro - câncer.

Auxiliando igualmente em situações de depressão e baixa energia. Ainda no quesito emocional, ela ajuda a afastar emoções ruins, criando um ambiente mais positivo.

Existem várias formas de como usar óleo essencial para sinusite e outras doenças respiratórias, sendo a mais conhecida por meio dos difusores. Mas você também pode utilizá-los como desinfetante ou até mesmo molhar um tecido com algumas gotas e ir inalando ao longo do dia.

Gostou? Não esqueça de compartilhar com seus amigos e acesse nosso link para comprar difusores e os óleos essenciais citados nesse artigo. Até a próxima!


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



Carregando Ambiente Seguro