8 óleos que combatem a ansiedade dos seus filhos em tempos de COVID


Quando o isolamento por conta do coronavírus começou lá em março de 2020, ninguém imaginou que o distanciamento social duraria tanto tempo. Com os meses passando, além de lidar com possíveis infecções do novo vírus, os pais começaram a presenciar outros problemas: a ansiedade dos filhos. Por mais que sobre uma primeira análise, seria ótimo passar um tempo em casa com as crianças, era de se esperar que a situação não fosse só flores, afinal, mesmo estando confinados no própria lar, ficamos sem uma das coisas mais importantes para os seres humanos: as horas de lazer e o contato com outras pessoas, amigos, colegas de escolas, familiares, etc.

E essa falta de interação com outros indivíduos e lugares tem acarretado o que provavelmente vai ser a doença mais comum pós pandemia, a ansiedade. Aliás, já existem pesquisas que comprovam que esta e a depressão foram as mazelas que mais cresceram durante o período de quarentena. É realmente assustador. Porém, existem algumas técnicas que os pais podem usar para diminuir e melhorar os sintomas da ansiedade e o melhor, sem colocar ninguém em risco, se expondo a vírus. E é justamente sobre ela que vamos falar hoje: a aromaterapia, mas, precisamente, os óleos essenciais

A aromaterapia trabalha com uma gama quase infinita de substâncias, as que vamos indicar aqui são indicadas especificamente para esse tipo de distúrbio. Vamos conhecê-las? 

Óleos essenciais contra a ansiedade 

1 - Capim Limão

Também conhecido como lemongrass, a substância tem como principal objetivo diminuir a irritabilidade e o rancor, sentimos que atrapalham a criança a ter um bem-estar, alegria durante o dia. Ele apresenta igualmente o poder de estimular os pensamentos positivos e eliminar os negativos. É um excelente remédio contra a exaustão nervosa. 

2 - Laranja doce 

Se você procura algo para deixar o ambiente mais leve, o óleo essencial de laranja doce é uma ótima alternativa. Ele é conhecido como o óleo da alegria e da espontaneidade. Isso faz dele um elemento capaz de reverter quadros de ansiedade e depressão. 

Tem a capacidade de reanimar, afastar o tédio e a apatia, e ainda restabelecer a energia vital. 

Para quem desejar usá-lo focando nos benefícios físicos, o elemento ajuda a estimular o apetite, tanto em crianças quanto em adultos. 

3 - Lavanda 

O óleo essencial de lavanda é conhecido por ser o mais equilibrado no mundo da aromaterapia. Além de trazer o equilíbrio dos sentimentos, ele proporciona tranquilidade e relaxamento. É indicado para situações de estresse emocional, quadros de ansiedade e insônia. 

4 - Hortelã-pimenta 

Como possui propriedades estimulantes no organismo, a hortelã-pimenta é indicada para quem quer eliminar fadiga mental, física e emocional. Promove igualmente raciocínio claro e estimula a concentração e a memória, além de liberar emoções presas. 

5 - Cipreste 

Além de acabar com sentimentos de ansiedade, o óleo essencial de cipreste pode ser usado contra a irritabilidade, nervosismo, assim como um tipo de sedativo. 

6 - May Chang

O May Chang ou Litsea Cubeba é um tranquilizador natural, combatendo sentimentos de ansiedade e depressão, proporcionando calma. Ele também diminui a sensação de desamparo, elimina temores e traz de volta a segurança. 

7 - Tea Tree

A última dica de óleo essencial não possui nenhum benefício contra a ansiedade. Na verdade, o Tea Tree tem funções basicamente envolvidas com o físico, mas que com certeza vai ser um bom ajudante durante a pandemia, isso porque essa substância exibe propriedades imunomoduladoras, ou seja, estimula o sistema imunológico. Uma excelente ferramenta para combater e prevenir o coronavírus. 

Além dos filhos, você também está sofrendo com ansiedade? Nos conte nos comentários e compartilhe esse artigo com outros pais.


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



Carregando Ambiente Seguro