Aromaterapia e bebês: rituais para dormir


 

O processo de ser mãe é uma fase mágica na vida de uma parcela de mulheres. Opinião quase unânime, este é um momento de transformações, onde sua vidas nunca mais serão as mesma.

Acompanhar o crescimento dos bebês é algo indescritível, gerando lembranças que serão guardadas na memória pelo resto da vidas. Mas, nem tudo são flores. Nos primeiros meses e anos de vida, as crianças passam por fases difíceis e um tanto quanto dolorosas, como o nascimento dos dentinhos, por exemplo, além das famosas cólicas. Tudo isso atrapalha em um ponto primordial na rotina de mãe e filho: as horas de sono.

Ambos precisam de boas horas de repouso, principalmente as mamães, afinal, cuidar de um recém nascido não é tarefa fácil. Além de fatores físicos atrapalharem esse descanso, também podemos citar os externos, como sustos e barulhos no meio da noite. E por mais insignificante que seja, esse pode ser o motivo para o seu filho não estar dormindo a quantidade de horas que deveria.

Então, o que fazer? Bom, você já pensou em utilizar a aromaterapia?

Para quem não conhece, este prática é uma terapia alternativa, estando, inclusive, presente no SUS, para tratar diversos problemas, como depressão, ansiedade, problemas respiratórios e, obviamente, a insônia. Esse cuidado é feito por meio dos chamados óleos essenciais. Estes advêm de flores e até mesmo de frutas, cada um tratando especificamente uma mazela, seja ela física ou mental.

 A boa notícia é que a aromaterapia pode ser usada para fazer seu bebê - e você, consequentemente - ter noites de sono mais longas e tranquilas.

E não se preocupe, porque essa técnica é liberada tanto para pessoas de todas as idades, inclusive bebês.

 Como fazer seu bebê dormir

1 - Óleo essencial de lavanda

Podemos dizer que esse óleo é o elemento coringa da aromaterapia. Ele está presente nos mais diversos tipos de tratamento. A lavanda é conhecida por ser uma flor que proporciona calma, relaxamento, contribuindo, assim, para uma noite de sono longa e tranquila. É por este motivo que essa essência é recomendada para o quarto. E em decorrência dessas sensações, é perfeito para ajudar quem está sofrendo com insônia.

 A flor possui a capacidade de mandar mensagens do sistema olfativo até o cérebro. Já o perfume que é liberado contribui para a purificação do ambiente, trazendo um estado de relaxamento 

E o mais legal é que você pode utilizá-lo de diversas formas. Como em difusores ultrassônicos, por exemplo. Este é um aparelho que utiliza frequências eletrônicas que vibram a água até que ela chegue ao ponto de evaporação e crie uma névoa de óleo no ar do cômodo.

Mas, neste caso em específico, a melhor opção é pingar algumas gotas do óleo essencial de lavanda direto no travesseiro do bebê.

 2 - Óleo essencial de capim-limão

Assim como a lavanda, o óleo essencial de capim-limão também é uma boa opção para ajudar a criança dormir melhor. E ele contém o mesmo efeito de purificação do citado acima, deixando o ambiente limpo e proporcionando um local mais calmo e tranquilo, ideal para uma boa noite de sono.

 No caso do lemongrass, a melhor forma de utilizá-lo é por meio dos difusores. É só colocar no quarto do seu bebê, pingar de quatro a cinco gotas do óleo e deixar ele fazer o seu trabalho.

3 - Óleo essencial de tangerina

O óleo essencial de tangerina, mexerica ou bergamota é usado tanto em quartos de recém-nascidos, quanto de crianças maiores, isso porque a essência ajuda e muito a controlar a agitação da criançada, sendo assim, é uma ótima ferramenta na aromaterapia infantil.

Diferente dos outros, essa aqui a mamãe vai colocar de quatro a cinco gotas de óleo juntamente com água em um recipiente com válvula e borrifar a mistura pelo quarto do pequenino.

 4 - Óleo essencial de laranja

O óleo essencial de laranja é mais uma opção na aromaterapia para os pequenos. Este pode ser usado tanto pela mãe quando pelo filho, isso porque essa substância aumenta o humor e a disposição durante o dia. Já na parte da noite, causa relaxamento e alivia o estresse, o que automaticamente proporciona um descanso muito melhor.

No caso dessa fruta cítrica, é possível tanto utilizá-la direto no corpo, como no ambiente em si. No primeiro caso, para fortalecer mais seus benefícios, passe um hidratante por cima do óleo, isso o deixará ainda mais poderoso. Aí é só aproveitar suas merecidas horas de sono.

Além da aromaterapia para bebês

É fato que a aromaterapia para os pequenos ajuda e muito as mães na hora de oferecer noites mais tranquilas para os seus filhos, mas existem igualmente outros truques que podem ser usados em conjunto com essa técnica.


  •  Cores:       pois é, as cores também são uma ótima ferramenta para deixar o   pequeno mais tranquilo na hora do descanso. Neste caso, essa técnica é chamada de cromoterapia. Ao invés de utilizar óleos, usa-se        aqui, tonalidades calmantes. Ou seja branco, azul-bebê, amarelo e         rosa claro. Todas essas pigmentações detém o poder de     "desacelerar" a criançada.       
               
  • Temperatura: não nos sentimos mais confortáveis quando estamos em um ambiente com uma temperatura          agradável? O mesmo vale para os bebês. Por isso, certifique-se que        antes de dormir, o local esteja com um clima gostoso para a criança.                
               
  • Iluminação: acredite ou não,   isso também interfere no sono da bebê. Na verdade, até dos Por isso, na hora de colocar o filhote na cama, deixa o      local com iluminação baixa ou mesmo apenas com uma luminária          acesa. Isso vai ajudar ele a relaxar e, consequentemente, dormir    melhor.         

Basta seguir uma ou mesmo todas essas dicas que com certeza seu filho terá uma noite de sono mais tranquila e longa. E os óleos citados aqui também podem ser usados para crianças maiores, que apesar de não sofrerem com dentes crescendo ou cólica, ficam mais agitadas nesta fase.

Você encontra todos os óleos e difusores citados neste artigo no nosso site. É só clicar aqui. E não esqueça de compartilhar esse texto com outras mamães nas suas redes sociais.

 


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



Carregando Ambiente Seguro