Como a aromaterapia pode ajudar a combater o estresse e melhorar a imunidade? Confira!


Nunca se falou tanto sobre o fortalecimento da sistema imunológico, e isso se deve ao covid-19, vírus que tem atingido o Brasil e o mundo desde dezembro de 2019. Apesar de ainda não termos uma vacina definitiva contra essa nova e arrasadora doença, muitos médicos estão de acordo com uma coisa: o fortalecimento do sistema imunológico é fator primordial no combate e prevenção contra o coronavírus.

Isso não é novidade, pois o mesmo já era ensinado quando falamos em fortalecer o corpo contra gripes e resfriados, por exemplo. Quanto melhor for sua alimentação e suplementação, menor serão as chances do seu organismo contrair essas doenças e outras até mais graves. E caso a infecção aconteça, seu sistema terá mais armas para lutar contra esse intruso.

E já que esse tem sido o assunto da vez, hoje vamos falar como a aromaterapia pode te ajudar nesse quesito, além de combater o estresse, algo que está andando lado a lado conosco nesses tempos de incertezas.

A aromaterapia contra o estresse e a favor do sistema imunológico

Ficar preso em casa. Para algumas pessoas, não parece ser algo tão ruim. Mesmo que seja devido a pandemia. Este é o momento para rlaxar, colocar algumas pendências em dia, se afastar do estresse diário do trabalho, etc.

Realmente, não parece algo a se reclamar. Mas e quando essas "férias forçadas" se estendem por quase seis meses? O que era bom lá no começo, acabou se tornou um pesadelo entediante e estressante.

Todos esses pensamentos acumulados por cinco meses obviamente terão suas consequências e, uma delas, sem dúvida nenhuma é o estresse.

Não saber o que vem a seguir deixa todo mundo, até aquele que tem o "psicológico em dia", a beira de um colapso nervoso, coisa que muitos têm vivenciado em meio a esse isolamento infinito.

Em decorrência disso, a procura de uma alternativa para se livrar desses sentimentos ruins aumentou consideravelmente. Yoga, terapia e exercícios físicos são algumas das opções escolhidas pelas pessoas, assim como a aromaterapia que é uma ótima opção para quem quer um forte aliado para acalmar corpo e mente.

Apesar de parecer algo novo, essa história de que que os aromas têm o poder de mexer com nossas emoções já é conversa antiga, desde os tempos dos egípcios. A nossa geração anda um pouco atrasada, nesse sentido

Os óleos essenciais tem a capacidade de atuar no controle da ansiedade, depressão, insônia, além do estresse, proporcionando uma harmonia e equilíbrio entre as partes física, mental e emocional.

Quando se inala essas substâncias, seu aroma alcança o sistema límbico, responsável pelas emoções e funções de memória e aprendizado, tudo isso por meio dos receptores olfativos. Quando chega até lá, as moléculas são repassadas para o sistema nervoso, influenciando diretamente o humor e o estado emocional como um todo. A partir desse momento, o cheiro vai começar a trabalhar no organismo, provocando efeitos físicos. Acalmando, assim, corpo e mente.

Abaixo, separamos algumas opções de óleos essenciais para fortalecer o sistema imunológico e antivirais.

1 - Equilíbrio e anti stress: Capim Limão

Se você está atrás de equilíbrio e anti stress, aposte no capim limão.

Ele oferece uma estado emocional mais tranquilo, ajudando também a combater a ansiedade.

Além disso, atua nos efeitos colaterais desses dois estados mentais, que é o aumento da pressão arterial, um perigo para a saúde, principalmente para quem já sofre desse problema.

Segundo alguns estudos, pessoas que receberam massagens com óleo de capim limão e amêndoa durante três semanas apresentaram uma sistólica mais controlada.

É possível usar essa essência para outras questões físicas, pois a erva é antioxidante, antifúngico, anti-inflamatório e auxilia igualmente a reduzir taxas de colesterol.

2 - Imunidade: Tea Tree (melaleuca)

O Tea Tree está na lista de óleos essenciais antivirais, isso porque ele tem o poder de matar germes, além de ser antifúngico, antibacteriano, antibiótico e antiséptico.

Vai para um lugar que a probabilidade de um grande número de pessoas, juntas, é alto? Para se proteger, basta pingar duas gotas do tea em um lenço e inalar a essência algumas vezes ao longo do dia. Isso é o suficiente para manter sua imunidade mais resistente.

 

3 - Uma boa noite de sono: lavanda

Um dos sintomas mais comuns desse acúmulo de preocupações e estresse é a insônia. Uma noite bem dormida faz uma gigantesca diferença na forma com você vai encarar o dia seguinte. E não dá para fazer isso de uma forma leve e bem-humorada se não tiver aquelas oito horas de sono bem dormidas.

E é aí que a lavanda entra.

Uma das ervas mais conhecidas, dentro e fora da terapia alternativa, essa essência proporciona melhoras incríveis no âmbito emocional e físico.

Para quem quer um noite mais tranquila, basta molhar um tecido com essa substância e posicionar próximo ao travesseiro. Uma outra opção é preparar uma almofada de pelúcia com flores secas de lavanda e algumas gotas de óleo. Esse segundo método é muito bom para crianças também.

A erva ainda acalma os nervos, relaxa os músculos e é um antidepressivo.

4 - Esquecendo o passado: palmarosa

Semelhante a lavanda, a palmarosa é uma erva com propriedades terapêuticas e regenerativas.

É muito usada em pessoas que tendem a viver no passado e não tem uma visão otimista sobre o futuro. Por achar que a vida não está do jeito que gostaria, isso causa depressão e desapontamento consigo mesmo.

O papel da palmarosa nessa situação é oferecer uma quadro mais otimista sobre a vida e também fazer o indivíduo entrar em contato com o seu senso interior de valores.

5 - Limpeza emocional: Citronela

Vez ou outra sentimos que nossos corpos estão sujos com emoções ruins e negativas, e isso acaba afetando nosso humor e até a vida, de forma geral. Quando tal fato ocorre, muitos recomendam o famoso banho do descarrego. Na aromaterapia existe algo semelhante com o uso da citronela, que atua como um limpador de emoções. É ótimo também para quem é inseguro.

Para tal limpeza, existem duas opções. O banho, onde se adiciona de 5 a 10 gotas do óleo em uma banheira com água morna, já cheia, ou aromatização. Para quem não tem um difusor, basta adicionar uma pequena quantidade em um borrifador com água e espalhar pela casa.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais.


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



Carregando Ambiente Seguro