Como aumentar a concentração com a ajuda dos óleos essenciais?


A falta de atenção é mais comum do que imaginamos, quem nunca esteve numa reunião ou na sala de aula e percebeu que perdeu, pelo menos, uns 5 minutos do discurso falado por uma terceira pessoa.

A dispersão faz com que tenhamos um mal desempenho tanto no trabalho, quando em outras tarefas do dia a dia. E com tudo o que anda acontecendo, é normal que nossa mente queira fugir para um lugar mais tranquilo, sem uma pandemia para ter que lidar.

Se identificou? Está desanimado, com problemas para focar nas atividades e problemas de memória? A aromaterapia pode ajudar. Neste artigo vamos dar dicas de como aumentar a concentração e foco com a ajuda de óleos essenciais. Confira!

Óleos essenciais para concentação e memória

A aromaterapia trabalha com compostos de plantas poderosas, que ganham o formato de óleo essencial. Estes oferecem uma enorme variedade de benefícios, mental e físico, incluindo a eliminação de lapsos e devaneios indesejados.

Mas, quais usar? Vamos falar deles a seguir.

1 - Limão Siciliano

Tanto o limão normal como o siciliano é usado para aumentar a concentração. Isso porque, assim como outras essencias, é edificante, ou seja, funciona como um guia.

Essa fruta ajuda a promover a clareza mental, melhora o foco e a concentração, além de reduzir o estresse e estimular um estado de bom humor. Ainda por cima, apresenta ótimos resultados para quem sofre com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Pessoas que precisam lidar diariamente com a falta de concentração, além de ansiedade e depressão.

Uma das melhores formas de usar esse e outros óleos essenciais para ativar a memória  é transformando-o em spray. Não se preocupe, isso é bem fácil de fazer.

Basta pingar algumas gotas da substância em um borrifador com água. Chacoalhe e espirre no ambiente que deseja. Você logo começará a sentir todos os benefícios dessa fruta cítrica, além dela oferecer um cheiro refrescante ao cômodo.

2 - Lavanda

A lavanda não só é um óleo essencial para o cérebro, ou seja, ajuda no foco e na concentração, como também estimula o relaxamento e um sentimento de calma, regulando a ansiedade. Na verdade, segundo uma pesquisa feita pela Universidade Médica da Áustria, em Viena, é uma das melhores essencias contra essa doença, apresentando resultados mais animadores do que remédios sintéticos.

E não para por aí, ela é igualmente empregada em situações que pessoas estejam sofrendo com insônia. É por este motivo que a erva é considerada uma das mais versáteis que existe, e não é à toa.

São igualmente efetivas em pessoas com TDAH, pois estabiliza o humor, o que é muito útil para alguém hiperativo.

Aqui, a melhor forma de utilizar o óleo é pingando de 2 a 3 gotas na nuca, peito e pulsos, ou inalando o aroma por meio de um difusor, caso tenha um em casa.

3 - Alecrim

Assim como o limão, o alecrim é muito conhecido na gastronomia, mas ele também detém suas dádivas fora da cozinha. É um óleo essencial para ansiedade, trabalhando no combate ao estresse, a melhora do foco e acalmando a mente. Além disso, é uma erva com um aroma bem suave.

Segundo estudos, ela tem a capacidade de aumentar a cognição e o estado de alerta mental, estimulando a memória, temporariamente. Para alcançar níveis máximo de foco, combine-a com óleo essencial de limão siciliano ou comum.

4 - May Chang

Outro dos óleos essenciais para concentração e memória é o May Chang. É conhecido como uma erva da "tranquilidade", pois tem um poderoso efeito relaxamento, tanto físico quanto mental.

Auxilia igualmente quem está sofrendo com depressão, ansiedade e estresse - tudo o que pode atrapalhar no foco -, promovendo uma clareza mental.

Exerce também uma forte poder na psique e melhora o humor.

Dicas plus:

5 - Sálvia Esclaréia

Usado na medicina, essa erva europeia teve sua primeira citação em 4 a.C., e até hoje segue sendo usado contra depressão, ansiedade, estresse crônico, melhora da memória, concentração, foco e agilidade mental. Mais um óleo essencial para lhe ajudar nesta fase.

Para usufruir de seus benefícios, coloque algumas gotas no difusor. Se não tiver, inale direto do frasco ou diluída em um lenço e vá cheirando ao longo do dia, sempre quando for necessário.

6 - Sândalo

É uma erva usada com frequência em cerimônias religiosas, como nascimentos de bebês e casamentos, na Índia. Até hoje os indianos continuam com essa prática devido ao cheiro amadeirado e doce da erva. Mas além de ter uma aroma conquistador, essa essência estimula a clareza mental, principalmente durante a meditação.

Ela ainda tem efeito sedativo, ajudando a diminuir inflamações, além de aliviar o estresse, promover a concentração e provocando pensamentos positivos.

Aliás, sabia que no hinduísmo ela é considerado uma substância sagrada, usada em rituais religiosos e sociais? Incrível!

Para seu problema de foco, pingue de uma a duas gotas em um óleo corporal, como de amêndoas ou coco. Aí é só aplicar na parte de trás do pescoço, de manhã e na hora de dormir. Você pode também inalar a fragrância por alguns minutos.

A última dica é na hora de escolher o sândalo, pois existem três versões: australiano, havaiano e indiano. O primeiro não oferece os benefícios aqui citados, o segundo é mais caro e não agrega nenhum valor a mais. Por isso, opte pelo terceiro para tratar seus problemas.

7 - Patchouli

Por fim, temos o óleo de patchouli para ajudar no seu problema de concentração. Ele também exerce um estado de relaxamento e sentimento de calma.

Ajuda igualmente aqueles que estão se sentindo depressivos e até diminui a pressão arterial, fator que normalmente aumenta durante um estado de estresse. Alivia a tensão e deixa o usuário mais animado.

Quanto aos efeitos físicos, ele é utilizado como sedativo, além de ser diurético e adstringente.

Você pode usufruir da essência de duas formas: pingando uma pequena quantidade no banho, a noite, ou misturando 5 gotas dele com uma colher de sopa de óleo transportado e aplicado nas têmporas.

Gostou das nossas dicas? Confira nossa loja para adquirir os óleos apresentados no artigo - menos os citados nas dicas plus. Não deixe de compartilhar com as amigas em sua rede social.


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



Carregando Ambiente Seguro