Massinha de Modelar - Brincando com a Aromaterapia


Além de ganhar a atenção dos pequenos, a massinha de modelar é um ótimo recurso para fazer brincadeiras sensoriais. Para que ela possa ser usada sem preocupação, o ideal é que você mesmo prepare uma receita de massinha caseira, que, além de ser atóxica, se torna uma diversão barata e eficaz no desenvolvimento psico-motor do pequeno.

E já pensou em associar óleos essenciais para ter efeitos terapêuticos, deixar os baixinhos mais tranquilos e aproveitar todas os benefícios para a saúde deles?
Existem critérios e cuidados para o uso de OE em crianças, mas, em pequenas quantidades e associados a uma brincadeira são perfeitos.


Por isso vamos trabalhar com Óleos Essenciais seguros, ok? Confira as indicações e dosagens recomendadas.
Lemongrass: Reduz ansiedade e hiperatividade.
Lavanda: Tranquiliza e relaxa.
Eucalipto Glóbulos: estimulante do sistema respiratório e do cérebro.
 
E, afinal, que criança que não gosta de usar suas mãozinhas para fazer um pouco de bagunça? E se essa bagunça divertida gerar um novo brinquedo, eles vão gostar mais ainda!


Para fazer a sua massinha você vai precisar de:  
1 xícara de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de água
3 colheres de sopa de óleo vegetal (jojoba, semente de uva ou girassol)
Corante alimentício
 
Como preparar a massa para modelar
Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.
Dicas para escolha dos corantes: você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.

A hora de inserir os Óleos Essenciais:

Depois de escolher as cores, divida em 5 partes iguais e coloque 10 a 15 gotas dos óleos indicados em cada porção. Misture bem e aproveite a brincadeira!


O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes. Mas atenção, apesar de serem puros, alguns óleos essenciais não podem ser ingeridos.


A massinha pode ser armazenada por até 60 dias na geladeira, em um vidro fechado.


Dicas de brincadeiras para fazer com a massinha
Esse é o tipo de brincadeira que não precisa de muitos recursos ou planejamentos, só em manusear a massa seu filho pode ficar entretido por horas a fio. Mas você pode propor atividades diferentes para eles. Inserindo alguns objetos com texturas diferentes você pode pedir que eles “imprimam” a textura na massinha, pressionando-a sobre o material. Eles também podem usar palitos, forminhas e tampas de garrafa pet para cortar, furar, riscar e desenhar sobre a massa. Com os mesmos objetos, eles podem construir bonecos, usando simples palitos como braços e pernas, e, quem sabe, rabos e caudas!


Conheça aqui a linha de Óleos essenciais Puros.

 


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados