Que tal usar a cromoterapia para alinhar as energias da sua casa?


 

Os aromas são perfeitos para pessoas que precisam de uma espécie de "gatilho" ou ajuda para melhorar o humor. Afinal, como não se sentir mais leve ou menos preocupado após alguns minutos inalando um aroma delicioso como o de lavanda ou eucalipto, por exemplo. Pequenos gestos de simplicidade no nosso dia a dia também podem aumentar a nossa capacidade de bem estar.


Quem não fica feliz em sentir o cheiro da sua comida preferida? Acariciando um animal de estimação? Ou ouvindo o som da chuva lá caindo de leve lá fora? Existe poder na simplicidade.


A chave para o sentir-se bem começa dentro de nós mesmos e do ambiente que nos cerca. Já vimos isso com os benefícios da aromaterapia, que começa pela glândulas olfativas, mas hoje vamos falar um pouco sobre alcançar o equilíbrio através de sentido: a visão.


A cromoterapia trabalha as cores para que tragam equilíbrio e harmonia aos ambientes da casa. Cada tonalidade tem uma finalidade específica, atuando tanto nas emoções, como em partes específicas do nosso tronco.

Quer saber como funciona? Então continue lendo.

Como funciona?

Como dito, a cromoterapia utiliza cores para colocar nossa mente no lugar. Basicamente, são usadas as tonalidades do arco-íris, ou seja, azul, amarelo, laranja, violeta, verde, vermelho, rosa e índigo ou anil.


Cada uma delas possui uma vibração específica, e a medida que se espalham em um ambiente, trazem benefícios para o corpo e a mente, como efeitos curativos. Por exemplo, a pigmentação pode proporcionar ao usuário uma sensação de tranquilidade e descanso, perfeito para o quarto, onde realmente precisamos dessas emoções para ter uma noite de sono mais tranquila.


Cromoterapia - como aplicar

Bom, você pode aplicar essa técnica se diversas formas, como, por exemplo, na decoração da sua casa, seja na coloração das paredes ou mesmo por meio de objetos.


Mas, antes de começar sua cromoterapia em ambientes residenciais, você precisa saber qual a finalidade de cada tom usado nessa terapia.


Amarelo: vamos começar pelo amarelo, a cor do sol. Ela é uma matização que age sobre o raciocínio, afastando pensamentos ruins e até mesmo obsessivos. Com essas características, é ideal para aquele ambiente onde você normalmente utiliza para estudar, proporcionando mais foco e concentração para essas horas.


Azul: mesmo não sabendo nada sobre cromoterapia para ambientes, provavelmente você já sabe que o azul é um tom que reflete calmaria, além de paciência e serenidade em momentos de descanso. Essa pigmentação faz você atingir ao máximo, o relaxamento neste momento. E é por este motivo que essa cor do arco-íris é perfeita para quartos. Seja tanto de adultos quanto de crianças. Afinal, todo mundo precisa ter uma boa noite de sono, certo?


Como enfrentar mais um dia de trabalho se não conseguimos ter as tão desejadas e necessárias "oito horas de sono"? Quase impossível! Além de mexer com o humor, com o tempo essas horas a menos na cama começam a refletir na nossa saúde, física e mental, então chegou o momento de fazer algo a respeito.


Além do mais, o azul é uma ótima cor e cai bem em qualquer ambiente. Mas se de repente não contrastar bem com a decoração da sua casa, você sempre pode optar por difusores com essa tonalidade. Assim você não precisar mudar nada no ambiente e ainda consegue alcançar seu objetivo, que é ter uma boa noite de descanso com a vantagem de aliar cromoterapia com aromaterapia.

Índigo ou anil: essa é uma coloração que passeia entre o azul e o roxo. Esta tem como propósito melhorar sua intuição, equilibrando igualmente as energias, além de deixar o ambiente escolhido purificado.


Se está precisando ou querendo fazer uma boa limpeza espiritual em casa ou mesmo no trabalho, opte por esse pigmento.


Laranja: dentro da cromoterapia na decoração, o laranja entra como uma tonalidade que traz a regeneração. Ele auxilia na recuperação das emoções, sendo conhecida como a cor da melhora e da coragem.


Por se tratar de uma pigmentação "quente" e forte, é provável que você encontre alguma dificuldade para combiná-la com a decoração da sua casa. Se caso isso ocorrer, mais uma vez, uma ótima saída é optar por difusores.


Lilás ou violeta: essa coloração é considerado mística. É uma excelente escolha para quem está passando por um momento de desequilíbrio emocional ou descrença. Dentro de casa, ela auxilia na eliminação de más vibrações em determinados ambientes. Como na sala, por exemplo, ou na cozinha. Locais onde normalmente recebemos mais pessoas e essas energias ruins podem ficar presas nesses cômodos.


Vermelho: mais uma cor vibrante, o vermelho dentro da cromoterapia causa sensações de estímulo, afastando o desânimo e até a depressão. Também está relacionada a paixão e sexualidade.

A dica é evitar de pintar quartos nesse tom, pois ela dificulta o sono. Quem sabe na sala ou seu local de estudo seja mais apropriado para essa pigmentação.


Verde: a matização verde é conhecida como um calmante natural. Ele traz equilíbrio físico e emocional. Sendo capaz de melhorar qualquer condição física ruim e negativa, proporciona estabilidade.


Rosa: por fim, temos a cor roda. É uma pigmentação que remete união e afeto. Por melhorar relacionamentos pessoais e profissionais, é uma boa alternativa na hora de decorar ambientes de trabalho.


Apesar de parecer algo novo ou mesmo ser uma novidade para você, a cromoterapia em ambientes e decorações é utilizado há muito tempo. Para se ter ideia, essa técnica é considerada uma terapia complementar e muito eficaz em diversos tipos de tratamento desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Então não é tão novo quando você pode pensar.

E agora que você já sabe disso, perceba como alguns locais são cuidadosamente pintados com cores usadas nessa técnica, como berçários, por exemplo. Com tons em azul ou rosa. Mesmo que de forma indireta ou que você não perceba logo de cara, essas pigmentações trazem vários benefícios para o nosso consciente e subconsciente, mexendo com as nossas emoções de forma positiva.


E além de ser uma forma para conquistar um pouco de tranquilidade e paz para corpo e mente - dependendo da cor que escolher, é claro - é uma boa oportunidade para renovar a decoração da casa.


Agora, se prefere algo mais sutil, como já dito aqui, opte pelos difusores. Você pode conferir algumas opções aqui.


Não deixe de compartilhar essa dica com seus amigos nas suas redes sociais.


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



Carregando Ambiente Seguro